Loading...

O ano também marcou o nascimento da Liquid e permitiu tudo o que viria a seguir

Para muitos pensar em um tempo sem iPhone, Facebook ou mesmo computador pessoal é algo inimaginável. No entanto, muita dessas coisas tem apenas 15 anos. O ano de 2007 é considerado por alguns estudiosos como o “primeiro ano do futuro”. Isso, porque, muitos avanços tecnológicos que mudaram o mundo aconteceram nele. Coincidência (ou não), também foi o ano que se iniciou as atividades da Liquid. Inclusive, contamos mais sobre a nossa história no post Liquid completa 15 anos de muito trabalho e reconhecimento.

Primeiramente, vamos lembrar que em 2007 começava a se popularizar os computadores domésticos, principalmente os notebooks, no Brasil. Segundo dados da Abinee (Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica) previa-se que a venda desses aparelhos no ano corresponderia a 20,8% do setor, contra os 8,2% de 2006. Com isso, também cresceu o acesso à internet. No relatório do Ibope NetRatings constatou que houve um aumento de 45,5% de casas com acesso a rede, em comparação ao ano anterior.

 Para os números de hoje pode parecer pouco. Mas, precisamos levar em conta que todas essas tecnologias eram caras. Além disso, a internet a cabo ainda não chegava em todo o país. Assim como, muitas pessoas ainda não consideravam isso fundamental.

5 avanços tecnológicos com 15 anos

iPhone

Impossível pensar no ano de 2007 e não remeter automaticamente para o lançamento do primeiro iPhone. Ele não foi pioneiro na categoria, já existiam smartphones anteriores, mas inovou no sistema operacional. Bem como, trouxe para a nossa realidade os aplicativos até então desconhecidos.

Sua estreia aconteceu em 29 de junho em uma conferência e chamou atenção com a sua estrutura simples. Com o iPhone qualquer um poderia ter um computador portátil com múltiplas funções, essa era a principal ideia.

As projeções se concretizaram e a Liquid mergulhou de cabeça na criação de aplicativos para facilitar o nosso dia a dia.

Android

Não pense você que 2007 também não marcou a história do Android. Ele já havia sido criado em 2003 e adquirido pela Google em 2005. Mas, só dois anos depois ele seria o que conhecemos hoje, ou seja, o sistema operacional escolhido pelas principais marcas.

Foi neste ano que foi criada a Open Handset Alliance. Um consórcio de tecnologia que unia fabricantes como Samsung, Sony, HTC, operadoras como as americanas Sprint Nextel e T-Mobile, e fabricantes de hardware como Qualcomm e a Texas Instrumentes. A ideia era criar uma plataforma de código aberto para smartphones. Assim, possibilitando o primeiro Android comercial no ano seguinte.

Netflix

Outra empresa que se reinventou nesse ano foi a Netflix. Até aquela data, ela era a primeira loja de aluguel de DVD online do mundo e referência no assunto. No entanto, em 2007 lançou o seu serviço de streaming de vídeo, modificando a nossa relação com o mercado cinematográfico.

Agora, você deve estar pensando “como isso revolucionou a tecnologia?”. Porque ela utilizava o serviço de nuvem para fazer a transmissão para os computadores. Só a partir daí muitas empresas começaram a usar essa forma de armazenamento, tornando-a tão popular como é hoje.

Kindle

O mercado literário também foi modificado em 2007 graças ao lançamento do Kindle. A ideia foi tão bem aceita que as primeiras unidades foram todas vendidas em apenas cinco horas e meia do seu lançamento.

Ele só cabia cerca de 200 livros, pois tinha memória interna de 250 mb. Mas, poderia ser expandido com cartão microSD. Isso, na época, era um aparelho com grande capacidade, chamando atenção.

Facebook

A rede social logo percebeu que os dispositivos móveis seriam muito relevantes. Assim, em 2007 incluiu celulares como forma de acessar o site e permitiu publicar e visualizar fotos enviadas por ele. Atualmente, a maioria dos acessos é feito pelo aparelho telefônico.

Ainda esse ano novas funcionalidades que utilizamos até hoje seriam implementadas. Entre elas, a comercialização no marketplace, postagem de vídeos, páginas empresariais entre outros.

Ao continuar a utilizar o nosso website você concorda com a nossa política de privacidade.