Saiba como o Rek Pay se transformou e os novos serviços implementados
Um dos diferenciais da Liquid Works, quando se trata de sistema de gerenciamento para Zona Azul, é o desenvolvimento de aplicativo de estacionamento para os usuários. Ou seja, a empresa que administra o rotativo também pode oferecer a sua própria opção online para emissão de tíquete. Entre os desenvolvidos pela empresa, tem um que chama atenção pelo seu diferencial – a Rek Pay.
O projeto para a criação do aplicativo da Rek Pay levou cerca de 6 meses. Sendo implementado na primeira cidade operada pela Rek Parking em abril de 2019. Atualmente, presente em 17 cidades gaúchas, em Jaraguá do Sul (Santa Catarina) e Macaé (Rio de Janeiro) e já ultrapassou a marca de meio milhão de downloads. Inicialmente, suas funções eram voltadas ao estacionamento rotativo. No entanto, em dezembro de 2021 deu o primeiro passo para se tornar um hub de mobilidade urbana.
A Tag para Pedágio da Rek Pay exigiu da Liquid meses de trabalho para a criação de um novo ambiente dentro do app. Não era apenas adaptar o projeto, mas refazê-lo, o preparando para novos serviços, como afirmou Rafael Monteiro, CTO da Liquid, no post Liquid desenvolve solução para TAG de pedágio. O que não demorou muito a acontecer. Assim, logo no início de 2022 novos benefícios foram agregados.
O primeiro passo que possibilitou as mudanças foi enquadrar o aplicativo de estacionamento da Rek Pay como uma conta digital de pagamento. Assim, passando a seguir determinações do Banco Central. Bem como, tendo todas as movimentações devidamente protegidas e rastreadas. Além disso, conta com o apoio do Google Cloud, que proporciona alta disponibilidade do app 24/7, estando preparado para eventuais picos de acesso.
Com o lançamento da tag, o usuário pode utilizar o Rek Pay, tanto para estacionar, quanto para usar a fila expressa dos pedágios em todo o Brasil. Nesse sentido, o adesivo colocado no para-brisa do veículo está associado a carteira digital que gerencia todos os pagamentos. Recentemente, o seu uso foi ampliado. Passando a ser aceita também em estacionamentos de shoppings e aeroportos que contém o selo da Taggy Greenpass.
Roger Soares, desenvolvedor da Liquid que participou ativamente do projeto, lembra que ainda há outras funções no app ligadas ao serviço: “É uma integração com a empresa Greenpass, consumindo serviços de sua API para uso de tags, com serviços de consulta, ativação, bloqueio, substituição, cancelamento de tags e passagem de veículos. Assim, fazendo uso da conta de pagamentos da Rek Pay para cobrança automática de passagens e recarga de créditos.”
Ainda esse ano, o aplicativo passou a oferecer mais um serviço. A consulta, pagamento e parcelamento de débitos veiculares, como multas e IPVA. Ele é realizado em parceria com a Zapay. Assim, quando o usuário clica no ícone do IPVA vai para o ambiente digital deles.
A cada nova funcionalidade oferecida aos usuários, a Rek Pay passa por melhorias, inclusive nas já existentes. Assim, o app está em constante evolução e não deve parar em 2023. No momento, a Liquid está trabalhando intensamente para os próximos lançamentos.