Esse será um ano onde as empresas terão que olhar com mais carinho para os seus processos
Quando se fala em avanços tecnológicos, a imagem que vem a cabeça de muitos é algo parecido com filme de ficção científica. No entanto, a realidade é diferente e muito mais incrível. Na área de tecnologia em 2022 a inteligência artificial será a principal estrela. Mas, nada de robôs, será para entender, aprender e agilizar processo, dentro e fora das empresas.
Outro item que estará bem em voga é a proteção de dados dos clientes. A LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados entrou em vigor em agosto de 2020, mas foi em 21 que ela ganhou visibilidade. Em síntese, trata-se de padronizar normas e práticas com o intuito de proteger os dados pessoais (principalmente os sensíveis) de qualquer cidadão que esteja no Brasil. Por fim, a sua importância irá pautas os próximos projetos digitais. Tanto, que o time Liquid passou por curso de especialização sobre o assunto.
Por fim, o advento do 5G vem democratizar o acesso a internet. Esse ainda será lento, mas acredita-se que em 2022 passos importantes serão dados com esse intuito. Principalmente em áreas rurais.
Segundo dados divulgados por uma pesquisa da International Data Corporation (IDC), um quarto das empresas terá pelo menos um projeto de software de Inteligência Artificial, machine learning e deep learning até 2023. Ou seja, esse será o ano que essa realidade começará a tomar forma.
A Inteligência Artificial Generativa consiste no aprendizado a partir de coleta de dados gerando novas criações. Ou seja, na prática pode ser usado na criação de um software para empresa, para geração de conteúdo de marketing mais direcionado, venda de produtos entre outros
Enquanto a IA irá cada vez mais aprender sobre nós, as buscas por voz serão mais precisas. Além disso, as compras por voz serão mais comuns. Assim, o e-commerce que dispuser desse plugin terá mais chances de converter em vendas.
Isso ocorre graças a popularização da Alexa, que mostrou na prática como esse tipo de consulta é mais fácil e intuitiva. O Google já sinaliza para a otimização de textos em sites para atender essa demanda. Assim, aqueles que levarem isso em conta podem melhorar a sua classificação de SEO.
Com o advento do Pix, os pagamentos, inclusive de valores menores, ficaram mais fáceis no ambiente virtual. Com isso, as pessoas entenderam a praticidade de fazer transações online. A expectativa é que em 2022 isso cresça consideravelmente.
Um bom exemplo disso, é a carteira digital da Rek Pay desenvolvida pela Liquid. Ela permite que o usuário emita o tíquete de estacionamento da Rek Parking e faça pagamento de pedágios através de tag.
Os principais avanços de tecnologia em 2022 fazem que compartilhemos mais dados, hábitos de compra e comportamentos. Mais do que nunca, as empresas precisam ficar atentas a proteção desses. Assim, é de responsabilidade da loja virtual, site, aplicativo de compra e outros o sigilo dos dados.
A LGPD já é uma realidade e não cabe mais negligencia-la. Em suma, é a linha do horizonte que todo mundo terá que perseguir nos próximos anos.
Se tudo estará mais inteligente, intuitivo e rápido para o mundo externo, o mesmo deve acontecer dentro das empresas. Esse ano falaremos ainda mais de hiperautomação.
Em outras palavras, isso consistem em automatizar todos os processos repetitivos, utilizando IA, Automação Robótica de Processos (RPA) e Machine Learning (ML). Assim, desburocratizando processos, diminuindo erro humano e permitindo que as pessoas desenvolvam outras habilidades.
Inclusive, a Liquid desenvolve sistema de gestão pensando nas necessidades de pequenas e médias empresas. Confira em Liquid oferece sistema de gestão para varejo.