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Se você ainda não tem um, pare tudo o que estiver fazendo e saiba o porquê de tê-lo imediatamente

Todas as vezes que dá pane nas redes sociais, como aconteceu recentemente, os blogs voltam a ficar em destaque. No entanto, muita gente “torce o nariz” achando que essa ferramenta já está ultrapassada. Se estivesse, por que o Google manteria um blog? Detalhe, em diversas línguas, inclusive em português.

 Julia Thetinski, responsável pelo marketing da Liquid e co-fundadora da empresa, lembra que “rede social é aluguel. Site com blog é casa própria. Nele o seu conteúdo não corre o risco de sumir”. Inclusive, o tema foi pauta de uma matéria no jornal A Hora, onde Julia pode expor a importância dessa ferramenta para empresas (Leia).

Alguns dos sites desenvolvidos pela Liquid tem blogs de sucesso. Entre eles, o da cooperativa Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo (Unimed VTRP) que traz conteúdos que auxiliam na busca por hábitos mais saudáveis. Da mesma forma, o Floral Thérapi investe em posts sobre bem estar. Por fim, com o foco em informações sobre a empresa, estão os blogs da Languiru e da Ame Story. Já o da Rek Parking, atualizado por nós, utiliza o espaço para notícias e informações sobre as cidades onde atua.

Vamos a alguns números importantes sobre o assunto.  Cerca de 61% das empresas brasileiras tem blog, mostra uma pesquisa da Content Trends (2016). Segundo o HubSpot, as que utilizam essa ferramenta geram 55% a mais de visitas no site. Já a Content Marketing Institute afirma que 80% dos tomadores de decisão preferem saber informações da empresa através do conteúdo, do que por publicidade tradicional. Se tudo isso ainda não te convenceu, vamos a mais alguns bons motivos.

– Blog custa pouco e não cai

Como mencionamos, a sua “casa própria” só sairá do ar se você assim o desejar. E caso haja algum problema técnico são mais fáceis de resolver, afinal contam com backup.

Além de ser duradora essa relação, ainda custa pouco a sua implementação. Quer mais boas notícias? Se o seu blog tiver conteúdo interessante e regularidade ainda pode converter em novos clientes e se destacar no Google. 

– Um bate papo com o seu público

O blog locado no seu site é um espaço seguro para informar sobre a sua marca. Tanto cabe notícias ou novidades, quanto a visão da empresa sobre determinado assunto.

Você pode usar o blog para se relacionar com o seu público. Um lugar para que te conheçam e, ao mesmo tempo, onde você pode conhecer quem te acessa, graças as estatísticas do Google Analytics. Por outro lado, é mais do que medir métricas de leads, é sobre fidelização. Quanto mais uma pessoa voltar, mais conhecerá a marca e, por conseguinte, mais fiel será.

– Eduque seu público

Sim, os blogs podem e deve gerar conteúdos relevantes que agreguem valor a sua empresa e ao seu leitor. Não tenha vergonha de ensinar a usar o seu produto ou site, o que ele faz e os benefícios.

O mais bacana do blog é que você não precisa “economizar” nas palavras ou se preocupar com os segundo do seu vídeo. Nesse espaço você pode usar e abusar de detalhes, explicações, exemplos e tudo que ajude a construir o conhecimento.

– Apareça no Google

Todo mundo quer estar no Google, principalmente nas primeiras páginas. Ao passo que isso pode ser feito através do blog. Ao criar autoridade sobre o assunto com conteúdos relevantes mais pessoas irão acessar. Dessa forma, o buscador entenderá que aquilo é importante sugerindo a mais gente. Quanto mais conhecerem a sua empresa mais chance de crescimento.

Existem importantes ferramentas de SEO (Search Engine Optimization) que auxiliam na otimização do blog para posicionar nos resultados do Google. No entanto, nada disso importa se o seu conteúdo não for interessante. Primeiro foque no que você quer dizer e depois em como otimizar.

– Mostre quem faz

 Além da visibilidade para a sua marca você pode, também, dar voz a quem faz. Posts que trazem especialistas falando sobre o tema geram mais engajamento. Aproveite o blog e destaque o seu time. Isso permite que seu público conheça quem realiza. Por outro lado, mostra aos colaboradores a sua importância para a equipe.

– Seja lembrado

Ser lembrado como a principal marca no seu segmento é o desejo de 10 entre 10 empresas. O blog pode e vai te ajudar nisso. Frequentemente o leitor retorna ao seu site para ler um conteúdo novo e acaba sendo impactado por aquilo que você faz. Criando assim uma consciência de marca, ou o Brand Awareness.

A vantagem disso é que você tem controle desse impacto. Assim, mostrando aquilo que deseja, sem ruído de comunicação entre a empresa e o público alvo.

– Entre para a posteridade

Um conteúdo relevante gera visitas ao seu site mesmo anos depois. Com isso, é seguro dizer que o investimento de tempo e dinheiro para gerar um post interessante vai te dar frutos enquanto estiver no ar.  Ainda podemos ressaltar que ele pode impactar pessoas fora do seu nicho, podendo até criar um novo público.

 Aproveitando que estamos falando de blog… confira outros posts que fizemos aqui no da Liquid. Conheça um pouco mais sobre as nossas soluções tecnológicas, inclusive sobre os sites que desenvolvemos.

Blog no site da Floral Thérapi

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