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Os desafios na infraestrutura de carregamento de veículos elétricos

As vendas dos eletrificados cresceram acima de 50% sobre o ano anterior, em todas as regiões.

O Brasil alcançou no primeiro semestre de 2024 a marca de 300 mil veículos elétricos leves em circulação. Inclusive, esse dado reforça a tendência de crescimento desse tipo de carro. Segundo estimativa da Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE), “2024 terminará com um novo recorde de mais de 150 mil veículos eletrificados vendidos no ano, o que significaria um crescimento superior a 60% sobre os 93.927 de 2023”. Animador, mas a pergunta que fica é: onde eles serão carregados?

A infraestrutura de carregamento de veículos elétricos é um grande desafio em todo o mundo, principalmente no Brasil. Quem cruza o país de Norte a Sul sabe que, ainda, não pode se dar ao “luxo” de optar por esse tipo de carro. Existem milhares de quilômetros de estradas sem eletropostos e os motivos são muitos. Nesse sentido, vão desde desinteresse dos órgãos públicos até problemas com a rede elétrica.

Um último levantamento feito pela startup Tupinambá Energia, em início de 2024, mostrou que existem 4.300 estações de recarga no Brasil. Destas, a grande maioria está localizada no estado de São Paulo. Talvez isso explique por que o Sudeste ainda lidera as vendas dos veículos elétricos. No entanto, todas as regiões vêm mostrando crescimento. Para se ter uma ideia, o Nordeste, em 2023, teve um aumento de 91% com 11.788 emplacamentos. E isso se repete no Sul (+82%), Centro-Oeste (+73%) e Norte (+67%).

veículos elétricos - Liquid Works

 O que falta para ter mais eletropostos

Toda estrada tem um posto de gasolina, mas, por que nesses mesmos pontos não há eletropostos? Antes de apontar o dedo e dizer que é má vontade dos proprietários, é preciso entender a realidade do país. Talvez, o principal empecilho seja, justamente, a rede elétrica. Em muitos lugares, ela não está preparada para receber os carregadores que exigem uma quantidade de energia significativa. Além disso, algumas empresas que detém a concessão também não estão preparadas para fazer a integração. Ou seja, para a expansão do serviço é preciso urgente uma revisão em toda a infraestrutura elétrica.

Diferentemente dos postos de gasolina, os eletropostos necessitam de tecnologia, tanto para pagamento quanto para a sua operação. O que exige o mínimo de estrutura para a sua instalação. As estações de carregamento dependem de software para o seu funcionamento adequado e sistema de pagamento que seja conveniente para o usuário e eficiente para os proprietários. Um bom exemplo é a solução criada pela Liquid Works para o aplicativo Rek Pay que, através do protocolo Open Charge Point Protocol (OCPP), permite a comunicação do app com os carregadores.

O funcionamento é simplificado, o motorista aciona o app, lê o QRCode instalado no carregador, seleciona as preferências e inicia o carregamento. A primeira cidade a receber o eletroposto com pagamento pelo Rek Pay foi Caxias do Sul. A experiência foi sucesso absoluto e foi estendida para Gramado. Recentemente, a cidade recebeu o primeiro dos 7 eletropostos públicos e o local escolhido foi um ponto turístico muito visitado – o Lago Negro.

Caxias do Sul e Gramado estão à frente de uma tendência que desponta no país, a interiorização dos veículos elétricos. Segundo a Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE), “nos cinco primeiros meses de 2024, os municípios do interior, excluindo as 27 capitais, foram responsáveis por quase a metade – 46% – dos emplacamentos de eletrificados.”

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